Comprar ou arrendar?

Vais casar e achas que avançar para a compra de casa pode ser um passo muito arriscado?


Imagem de moradia



A instabilidade profissional, as limitações no acesso ao crédito, os elevados spreads podem abrir portas a novas perspetivas de oportunidades. Para alguns casos o mais adequado será o arrendamento com opção de compra.


Arrendar com opção de compra pode ser a solução ao encontrar a casa e a zona envolvente que reúnam as condições desejadas. Pelo lado do vendedor, este não fica com a casa parada e junta algum capital. Esta modalidade começa agora a ser discutida mais atentamente e surge como uma modalidade mista. Tem em vista a compra de casa, mas, durante um período inicial variável, contempla o arrendamento. A aquisição propriamente dita só se concretiza mais tarde.


Este é um negócio entre particulares, portanto não há um modelo predefinido, embora o contrato seja idêntico ao de um arrendamento tradicional, incluindo uma cláusula que obriga o proprietário a vender o imóvel pelo preço acordado, caso o inquilino exerça o seu direito de compra no prazo estipulado.


Assim, todas as condições podem ser negociadas entre o arrendatário e o vendedor e o contrato de arrendamento deve ser redigido conforme o interesse, necessidade e conveniência do proprietário e do futuro comprador. Flexibilidade é, pois, a característica forte deste tipo de transações.


Antes de decidirem, aconselhamos que façam uma simulação. Se concluírem que arrendar previamente é menos vantajoso que comprar já o imóvel, façam nova simulação, alterando algumas variáveis. Por exemplo, o volume das rendas deduzidas, o valor da entrada ou o prazo de arrendamento.


Estas são as sugestões da Infocco!


Infocco Real Estate Solutions


#arrendamento #infocco #arrendarcomprar #arrendarimovel

© 2020 InFocco Real Estate Solutions

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco