Arrendamento para Estudantes em Portugal

O mercado de arrendamento para estudantes está a enfrentar vários desafios em Portugal. A disparidade entre a oferta e a procura é evidente e acontece por vários motivos.


Desde 2010, o número de estudantes de mobilidade no nosso país duplicou. Por esse motivo, cidades, universidades e senhorios devem trabalhar em conjunto para atender às necessidades reais dos estudantes.

Em Portugal, este mercado segue a tendência europeia e, portanto, apresenta um enorme potencial de crescimento, colocando o país no radar de investidores internacionais que começam a olhar para Portugal como um novo e entusiasmante mercado.

Os quartos privados ainda são a principal tipologia arrendada pelos estudantes. A comparar com propriedades inteiras, o preço mais reduzido e, ainda, o nível de privacidade exigido pelos estudantes faz dos quartos a tipologia preferida destes arrendatários. O número de camas reservadas permanece baixo, uma vez que os alunos não pretendem compartilhar um quarto privado durante vários meses.


Tal como em Lisboa, os quartos privados continuam a ser a principal tipologia arrendada pelos estudantes do Porto. Contudo, é de notar que são arrendadas quase 12% mais propriedades inteiras no Porto do que na capital. O número de camas reservadas no Porto também é superior a Lisboa, embora o número seja igualmente baixo.


Portugal é um destino cada vez mais popular para quem estuda fora do seu país de origem. Em 2017, 82% das reservas em Portugal foram feitas por estudantes internacionais. Quando comparado aos países da Europa central, as propinas reduzidas, o custo de vida mais barato e, naturalmente, o clima ameno, tornam Portugal num destino de eleição.


Estudantes de nacionalidade brasileira encontram-se em primeiro lugar, representando quase 16% de todos os estudantes. Além dos estudantes norte-americanos no nono lugar, todas as outras nacionalidades provêm de um país da União Europeia.


#arrendarimovel #infocco #arrendamentoestudante


Infocco Real Estate Solutions

© 2020 InFocco Real Estate Solutions

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco